
Taormina – A jóia da Sicília
Taormina é a jóia da Sicília. Aquele lugarzinho mágico que coloca um sorriso no rosto das pessoas.
Encravada entre as montanhas e tendo o vulcão Etna como cenário, Taormina esbanja charme. Não á toa recebe muitos turistas do mundo todo. Fiquei acho que no único hostel da cidade e foi o que salvou a minha pele pois Taormina é bem carinha.
O lugar foi dominado por um turismo de luxo, sua rua principal é repleta de lojas de marca, hotéis caríssimos com seus lidos (praias particulares de acesso restrito aos hóspedes) e restaurantes requintados.
Minha grande vantagem foi ir na baixa temporada onde tudo é mais barato e tranquilo. Não se esqueça nunca disso, viaje na baixa.
Isola Bella
É uma ilha no mar Jônico que está ligada a costa por uma estreita faixa de “areia”, pedras na verdade, acessível na maré baixa. Mas o mais bonito é ver ela de cima.
De Taormina até lá você pode pegar ônibus, táxi (15 euros, se é louco!) ou fazer como eu fiz, descer uma escadaria que sai na praia. No começo dessa escadaria é onde se tem as mais belas vistas de Isola Bella, então se quer economizar deixa de preguiça e vá de escada.

A primeira deitada na pedra a gente nunca esquece! Depois você se ajeita e consegue relaxar. É tipo acupuntura.Como já era novembro todos os lidos já estavam fechados então a praia ficava bem vazia, o que era ótimo. Só a água que já tava bem gelada mas ainda dava pra nadar.
Mas o mais engraçado eram umas chinesas que ficavam atazanando todo mundo:
– Massage! Massage!
Elas pentelhavam pra você fazer uma massagem ali na praia mesmo. Falei pra elas que ali não precisava porque já tava fazendo acupuntura deitado naquelas pedras.


Hostel Taormina
Como já disse Taormina é maravilhosa mas cara! Mas existe um único hostel que é barato e excelente. De toda a minha viagem de volta ao mundo esse foi o melhor com certeza. Imbatível no custo benefício. Além de estar muito bem localizado, no centro de Taormina, ainda tem um lindo terraço onde todo mundo se conhecia e batia papo. Ótimo ambiente! A equipe então é maravilhosa, me senti em casa! Por isso ele está como fabuloso na avaliação do Booking.
Além é claro da cozinha, que acabava sendo o ponto de encontro. Conheci muita gente bacana ali, em especial a Bonnie, uma chinesa de Hong Kong que vivia em Nova York e também estava dando uma volta ao mundo. Ainda mantemos contato até hoje.
Quando for a Taormina recomendo muito o Hostel Taormina se souber cozinhar ainda pode apreciar um almoço com uma vista lindíssima por uns 3 euros com direito a copo de vinho e tudo:


Teatro Grego
Pertinho do hostel ficava a principal atração da cidade: o teatro grego. Construído no século III a.c. é uma obra de arte em si e ainda tem as mais belas vistas de toda a cidade. Ainda hoje recebe espetáculos muito concorridos de óperas e famosos músicos italianos. Quase que peguei um desses, no dia que fui estavam desmontando o palco. Dá só uma olhada que espetáculo é esse teatro:




Jardim Público
Um jardim extremamente bem cuidado para relaxar a aproveitar a vista. Claro que aqui tem também. Na entrada tem um busto de Florence Trevelyan e era o jardim da casa dela! Após sua morte a prefeitura comprou o terreno e o transformou no Jardim Público da cidade.




Corso Umberto, Piazza IX Aprile
A rua principal é a Corso Umberto nela ficam as lojas, restaurantes e lojinhas de artesanato.
É lá também que você vê todo o glamour italiano: homens com seus mocassins, camisa polo, bermuda com cinto de couro e relógio de ouro no braço. Mulheres de chapéu, óculos escuros gigantes e jóias nos dedos. É brega pra cacete!
Engraçado como me mediam quando eu passava de chinelo, bermuda de praia e camiseta surrada. Se eu levasse uma farofa na praia teriam um ataque! Mas cidade praiana não é normal andar assim?

Na Corso fica a Piazza IX Aprile a praça principal da cidade. Nela fica um terraço com mais uma vista incrível. É lá que a turistada se reúne para ver o pôr do sol. Eu tava lá.


A igreja medieval em Piazza Duomo e os resquícios de outros tempos pela Corso.
Castelmola
Eu adoro trilha e em Taormina tem um lugarzinho especial que dá pra ir e voltar por trilha. É Castelmola, uma vilinha bem no topo de uma montanha. Pra chegar lá você pode ir de ônibus ou melhor: por uma trilha. Tá mais pra uma calçada bem feita mas não é tão fácil porque é uma baita subida.

No caminho você passa pelo Santuário Maria Della Rocca e dá pra ir para o Castelo Sarraceno mas como tava fechado quando fui parti direto para Castelmola.


Quando termina a trilha e você pensa que acabou a subida que se dá conta o que queriam dizer que Castelmola era no topo da montanha, é esse amontoado de casas lá em cima.

Daí você segue pela estrada mesmo, parece longe mas é tranquilo!




Na volta o pessoal da vila me indicou um caminho alternativo, no meio dele fica essa capelinha, no meio do nada tadinha, mas dá pra rezar já pensando em subir aos céus.

Granita
Que ninguém no mundo faz sorvete melhor que os italianos todo mundo sabe. Agora o que descobri é que aqui na Sicília tem uma outra delícia gelada: Granita! É uma espécie de frozen ou raspadinha. Tem de todo tipo: com frutas, chocolate, café e não é aguada, é muito bom!
A gerente do hostel, uma espanhola muito simpática me recomendou com todas as letras: você tem que provar a Granita do Bam Bar. Então não se esqueça, se for em Taormina faça isso.

Agora o melhor de Taormina mesmo é caminhar pelas suas ruelas sem pressa. Apreciar a vista com calma. Eu fiquei 5 dias lá mas passaria um mês tranquilamente. Difícil sair do clichê de dizer: É um lugar mágico.


Para fechar eu decidi fazer um time lapse nesse lugar e claro que não poderia deixar de ser um pôr do sol com vista para o vulcão Etna! Aprecie!
https://www.youtube.com/watch?v=e2mHu5c4NAc

