Kutná Hora – Paraíso de Cachorro?
Você já imaginou uma capela decorada com ossos humanos? Meio macabro não? Mas ela existe e é mais bonita que eu poderia imaginar.
Eu estava no bar do hostel em Praga, tomando uma das deliciosas cervejas tchecas e vi alguns panfletos com informações de tours. E num deles vi essa capela toda decorada com ossos humanos. Na hora lembrei do Acredite se Quiser: “O estranho, o bizarro e o inesperado!”. Aquele programa dos anos 80 com o Jack Palance que mostrava histórias curiosas e lugares bizarros mundo afora. Eu tinha quase certeza que tinha visto essa capela no programa. E não é que eu tinha visto mesmo?
Naquele momento eu decidi que tinha que ir naquela capela de qualquer jeito. Pesquisei como ir lá e vi que era muito fácil. Bastava pegar um trem na estação central de Praga, a Hlavní Nádraží. (sim eu copiei e colei tá)
Kutná Hora
Saí cedinho e fui direto pra estação, consegui comprar o ticket embarquei e tava lá todo animado. Daí que parou em uma estação e desceu uma galera. Achei meio estranho, pois era uma estação no meio do nada e peguei meu celular pra dar uma conferida. Eu tinha que ter descido naquela estação pra fazer baldeação! Mas como eu ia saber? Desci na seguinte e voltei até aquela pra pegar o caminho correto.
Quando cheguei em Kutná Hora já tava impaciente. Tava quase saindo correndo pra chegar logo na capela. No caminho um pouco antes tem uma outra igrejinha que é Patrimônio da Unesco, dei uma olhadinha e saí correndo. Do ponto de vista arquitetônico não tinha nada demais. E eu queria era ver as caveiras penduradas!
Cheguei no cemitério, sim a capela fica dentro de um cemitério, e na verdade o correto é Ossuário de Sedlec e tava cheia. Culpa do meu problema com o trem. Comprei meu ingresso e fui entrando. O curioso é que por fora é uma igreja comum. O ossuário na verdade é uma capelinha embaixo, acima tem uma igreja maior e normal.
Ossuário de Sedlec
A entrada já dá uma amostra do lugar.
Mas porque fizeram isso? Na entrada do Ossuário entregam uma folha contando a história. Diferente da história que o Jack Palance contou, o que motivou a decoração não foi um roubo dos mármores e ouro, e ninguém desenterrou os ossos para fazer a decoração da capela.
Na verdade o ossuário não tinha mais espaço. Tava tudo lotado, entulhado e ninguém sabia o que fazer com aquela quantidade enorme de ossos. Daí que a família Schwarzenberg contratou o “artista” František Rint pra dar um jeito. E ele teve a idéia genial de usar os ossos na decoração da Capela.
Igreja de Santa Bárbara
Além do ossuário, Kutna Horá tem também uma outra igreja que é Patrimônio da Unesco, a igreja de Santa Bárbara, em estilo gótico.
Igreja Santa Bárbara
Kutná Hora por si só vale muito a pena visitar. Cidadezinha muito agradável e tranquila. Ainda aproveitei pra provar um goulash e tomar uma breja para relaxar depois de tanta caveira.
Agora uma coisa que não vi lá foi cachorro. Imagina a reação deles ao verem tanto osso dando sopa? Ia ser um tal de cachorro correndo com osso na boca e cavando buraco pra todo canto. Deve ser por isso que não vi nenhum, iam acabar com a atração da cidade.