
Hampi – ruínas de um império esquecido

Quando se pensa em ruínas de grandes civilizações o senso comum se lembra de Roma, Atenas, Machu Pichu, Angkor Wat.
Dificilmente alguém dirá Índia e ainda mais difícil dizer Hampi.
Pois a pequena Hampi guarda ruínas impressionantes que nada deixam devendo em relação a seus primos famosos.
Hampi guarda o que restou do outrora poderoso Império dos Vijayanagara.
Essa civilização hindu dominou o sul da Índia do século XIV ao XVI e seu declínio veio quando os marajás muçulmanos do Rajastão se uniram para derrotar o império.

Hampi é dividida por um rio. De um lado as sensacionais ruínas e do outro uma natureza belíssima.
O centro da cidade e a maioria dos moradores vivem no lado próximo às ruínas e do outro lado do rio ficam mais hotéis e hostels.

Ruínas dos Vijayanagara
No auge do Império Vijayanagara Hampi foi a segunda cidade mais populosa do mundo, menor apenas que Pequim. Eles mantinham comércio com os árabes e portugueses e eram os mais ricos da Índia.
Só que os sultões não gostaram nada disso e se uniram, invadiram e destruíram o império em 1565. A cidade foi abandonada e ficou esquecida por séculos.
Até que no século XIX já sob dominação britânica foi redecoberta e virou Patrimônio da Humanidade em 1980.
É preciso pagar para visitar as ruínas mas vale a pena. O que tem ali é uma cidade inteira que resistiu ao tempo e a saques.



Entre templos, prédios públicos, prédios piramidais, se destacam o templo Virupaksha, o templo Vitthala, o Hazara Hama e um para mim inédito estábulo de elefantes.








Natureza em Hampi
Depois do ano novo recarregando as baterias em Goa, eu e o Miquel decidimos viajar juntos pelo o que faltava na Índia.
Ficamos do outro lado do rio e em Hampi é o melhor lugar. A vila guarda uma vibe hippie bem tranquila e a noite vale a pena um rolê pelos restaurantes dos hotéis e hostels que sempre tem algo interessante.
Do outro lado é praticamente obrigatório que você alugue uma moto. Com ela é possível rodar por entre os campos de arroz, encontrar templos no topo de montanhas, lagoas e até trilhas.


Você passará por vilarejos e terá visões panorâmicas da região. Da estrada vimos um templo no topo de uma montanha e fomos lá visitar. E lá ganhamos uma visão espetacular de Hampi.


Se você é um dos que adoram dar uma de Indiana Jones ou Lara Croft não pode deixar de visitar Hampi.


