
Capadócia – viagem a outro planeta
Se você pretende ir para outro planeta mas é realista de que não vai acontecer num futuro próximo, talvez exista uma solução: Capadócia!
Esse lugar repleto de cavernas e formações rochosas das mais estranhas, resultado de formações vulcânicas e de erosão, com cidades subterrâneas e vilas inteiras cavadas na rocha, te dá a sensação que não está mais na Terra.
A Capadócia é uma região na Anatólia Central, na Turquia, e que abrange vários municípios e vales. Habitada a milhares de anos por vários povos, foi rota de comércio, dominada por impérios, invadida por outros vários e um dos traços mais marcantes são as igrejas cristãs construídas, mantidas e defendidas pelos primeiros cristãos que eram perseguidos na região, isso lá atrás no século I.
Eu decidi ficar em Göreme pois dali seria fácil ir até as cidades próximas como Üçhisar e Zelve.
Göreme
Em Göreme existem vários hotéis e pousadas que são literalmente cavados na rocha, eu até queria experimentar um desses mas fiquei em um “falsier”.

Como cheguei a tarde não perdi tempo e já fui fechar o famoso vôo de balão.
Aproveitei para pegar o pôr do sol privilegiado de Göreme.



Quando cheguei a Capadócia tinha nevado a poucos dias e foi a primeira vez que vi e andei pela neve. Eu detesto frio mas não posso negar que a neve deixa qualquer lugar lindo.
Nesse mirante também encontrei uma galera, conversando com eles me falaram das várias trilhas e um deles até me deu um mapa com as trilhas da região.

À noite saí com a galera do hostel para comer, eles já estavam lá a alguns dias então me levaram no lugar preferido deles.
Nessa janta que fiz amizade com o Miquel, um espanhol gente boa que encontrei novamente na Índia. Também tinham dois australianos a Paula e o outro chato que fiz questão de esquecer o nome.
Combinamos de fazer uma trilha em Göreme mesmo no outro dia, menos o Miquel que ia embora.
Vôo de balão na Capadócia
Dia de voar de balão! O vôo sempre acontece ao amanhecer então tive que madrugar. Eu já havia voado antes então tava tranquilo. E quando o balão ganhou altura entendi o porquê desse vôo ser tão famoso. Confere aí.









Vale Zemi
Depois do voo voltei pro hostel e fomos ao Vale Zemi, em Goreme mesmo, ali tinha algumas igrejas milenares escavadas na rocha ainda com suas pinturas. Essas pequenas igrejas são Patrimônio da Humanidade da Unesco.



A Paula descendo um morro nevado com segurança, kk
Love Valley
Depois do almoço ainda fui com um colega chinês do hostel até o Love Valley.
Esse nome é porque o vale é cheio de torres que se parecem com pintos. Não acredita? Dá uma olhada:




Museu a céu aberto de Zelve
Esse lugar me foi indicado pelo pessoal do hostel, ele é maior e bem menos turístico que o museu a céu aberto de Goreme. Para ir até lá é só pegar um ônibus de linha que passa de hora em hora.
Nesse lugar fantástico existe uma cidade encravada nas pedras, tem moinho, casa com vários cômodos, igreja, mesquita. E pessoas moraram ali até o ínicio do século XX. Incrível!






Dentro da caverna
Vale dos Monges – Pasabag
Saindo do Museu de Zelve numa breve caminhada se chega ao Vale dos Monges em Pasabag.
Ali tem novamente formações rochosas curiosas.
Alguns chamam de chapéu de fada outros de chaminé e o que os monges tem a ver com fada eu não sei até agora.
Só o que sei é que foram eles que escavaram algumas das rochas nesse lugar.



Pro dia seguinte resolvi pegar um tour pois as cidades subterrâneas eram longe e considerando tudo o que tinha até que achei em conta. Incluía o Mirante de Göreme, a cidade subterrânea de Derinkuyu, o vale de Ihlara com direito a almoço no vale, Mirante de Yaprakhisar, Monastério Selime, outra olhada no Pigeon Valley e aquelas visitas caça níquel a uma fábrica de Onyx.
Göreme Panorama – mirante
Na entrada de Göreme, nesse mirante é possível avistar todo o vale e ainda comprar uns badulaques de lembrança.


Cidade subterrânea de Derinkuyu
Lembra do filme Matrix e a cidade de Zion? Pois aquilo já aconteceu de verdade há séculos atrás na Capadócia.
Existem várias cidades subterrâneas na Capadócia e a de Derinkuyu é a maior delas. Com 16 níveis, até 85 metros de profundidade, dizem que chegou a abrigar até 30 mil pessoas. As cidades foram usados por cristãos temporariamente quando foram perseguidos.
Uma cidade subterrânea com sistema de ventilação, casas, templos, armadilhas contra invasores e tudo.
É bem claustrofóbico e fico imaginando o quanto era desesperador ficar ali se protegendo.






Vale Ilhara
Esse é um vale que possui também algumas igrejas cavadas na rocha. Como estávamos no inverno ele fica um tanto apagado mas no verão e primavera ele floresce.



Catedral e monastério Selime
Após cruzar o vale, fomos a uma outra formação fantástica. A catedral de Selime onde outra rocha foi escavada dessa vez para formar uma catedral e um monastério.
É o maior monastério desse tipo na Capadócia.





O cuidado com que foi escavado ou melhor esculpida a catedral

Ainda fomos a um mirante onde era possível ver o Pingeon Valley e depois fomos ao caça dinheiro do turista.
Depois vi que o Pingeon Valley tem uma trilha bem marcada e no dia seguinte resolvi fazer.

Trilha Pingeon Valley
A Capadócia é um paraíso para quem gosta de trilhas. E o melhor é que tem vários mapas e em várias trilhas tem indicações.
Resolvi fazer essa trilha que vai de Göreme e termina em Üçhisar.
Esse nome é porque os locais criavam pombos, em buracos feitos na rocha, e usavam o esterco dos pombos como adubo. Isso que era um trabalho de merda.













Castelo de Üçhisar
Como a trilha do Pingeon Valley termina em Üçhisar, aproveitei e dei uma voltinha por lá. É um pouco maior que Goreme e o que chama a atenção de qualquer ponto da cidade é seu castelo. De pedra lógico!
Essa é uma rocha que realmente se parece com um castelo. Dá para ver as janelas escavadas e o formato de rocha perpendicular ao chão tem os mesmos moldes de qualquer castelo medieval.





Capadócia. Um desses lugares únicos nesse planeta que merece a visita de todo mundo que curte viajar. E você vai ficar parado aí? Veja os outros lugares porque passei na minha volta ao mundo.

