Banner 728x90

Compartilhe!

Após conhecer a vila ancestral de Hongcun segui caminho até a antiga capital da China e onde fica uma das mais famosas atrações do país, o exército de terracota de Xian.

Essa cidade foi capital de várias dinastias chinesas, tem mais de 3100 anos de história e desde a retomada do crescimento chinês se tornou pólo cultural e científico na China.

Esse lugar me surpreendeu muito pois foi a cidade mais bonita que visitei na China. Fiquei no bairro muçulmano de Xian o que foi ainda mais interessante já que todas as religiões foram perseguidas durante a revolução cultural de Mao e o islã já era uma religião minoritária na China e mesmo assim resistiu nesse pedacinho da China.

Xian mantem um equilíbrio entre a nova China que cresce moderna, com seus carros importados e prédios de luxo e as barraquinhas de comida do mercado de rua.

Para não perder tempo peguei um tour no próprio hostel para visitar o exército de terracota. É possível visitar por conta própria mas achei que não valia muito a pena.

Depois de passar mais uma noite viajando de trem, fazer um passeio com alguém te pegando no hostel e levando e depois trazendo do passeio com almoço incluso era um pequeno luxo que eu merecia. E não ficou caro.

Exército de terracota

Esses passeios sempre tem um roteiro parecido, visitar o lugar e antes ou depois passar em alguma loja com o intuito de comprar umas bugigangas. No caso foi antes e visitamos um lugar que faz cópias das figuras do exército de Xian e vendem em diversos tamanhos.

Entrada do museu com o Exército de Terracota - Xian
Entrada do museu com o Exército de Terracota

Depois seguimos direto para o museu ou o que seria mais adequado o gigante centro arqueológico e de escavações onde fica o exército de terracota.

Entrada do museu com o Exército de Terracota - Xian
O local é dividido em 3 pavilhões o primeiro e maior abriga o que seria a infantaria com mais de 6000 soldados perfilados, o segundo e o terceiro abrigam as carruagens, cavalos e oficiais

Descobertos em 1974 por acaso quando alguns camponeses escavavam para fazer um poço, esse sítio arqueológico abriga todo um complexo criado pelo primeiro imperador da China, Qin Shi Huangdi o responsável pela unificação chinesa .

Exército de Terracota - Xian
Os soldados de terracota, impressionante a quantidade e o grau de detalhamento de cada um

Os mais de 8000 soldados, arqueiros, oficiais, carruagens e cavalos feitos de terracota representam a armada pricipal do imperador, que segundo a nossa guia estava louco e eu acho que ela tinha razão.

Exército de Terracota - Xian
Nessa área estavam soldados já restaurados. O processo é complicado e meticuloso. É preciso desenterrá-los, remontá-los e restaurar partes dos soldados. Cada soldado pode levar até seis meses para voltar a ser como a mais de dois mil anos atrás.

Junto ao exército também está uma tumba em formato de pirâmide coberta de terra e que não é possível explorar pois está cheia de mercúrio e tem risco de desabamento.

Acredita-se que a tumba contém uma réplica do mundo com pedras preciosas representando as estrelas, pérolas os planetas e mercúrio o mar. A tumba na verdade é um complexo feito como um palácio com vários ambientes, salas, cercado por uma muralha e guardado por portões.

Guerreiros de terracota de Xian
Os soldados de terracota renascidos. Após literalmente enterrados por milênios, eles estão remontados e prontos para o seu destino. Guardar o túmulo do imperador Qin Shi Huangdi

A visita ao exército é realmente uma visita a um centro arqueológico, ali mostram como é o trabalho de escavação, a separação, catálogo e montagem dos guerreiros num trabalho que já dura mais de 40 anos.

Soldado de terracota de Xian
Um dos soldados mais icônicos: o lanceiro. Nas suas mãos repousava uma lança de bronze. Os detalhes desse soldado são dos mais impressionantes tamanho grau de realismo.
Soldado de terracota de Xian
Outro em destaque é o cavaleiro e seu cavalo em todos os detalhes
Soldado de terracota de Xian
Trecho com todos os soldados e como são encontrados depois de desenterrados. Aqui se tem uma noção de quão difícil é para os arqueólogos reunir cada soldado até ficarem perfeitos
Soldado de terracota de Xian
Terceiro pavilhão que reúne os oficiais
Soldado de terracota de Xian
Cavalos em tamanho natural

Cidade de Xian

Por ser uma cidade grande Xian por si só tem ótimos locais para visitar. A muralha que cerca a cidade é uma delas e a pedida é alugar uma bicicleta para cruzar toda a muralha.

Muralha de Xian
Muralha de Xian que contorna toda a cidade

O bairro muçulmano onde fiquei também é muito interessante. Cheio de barraquinhas de comidas, com ruas movimentadas e até uma mesquita em estilo arquitetônico chines que visitei a Daxue Xi Xiang.

Mesquita Daxue Xi Xiang
A linda mesquita Daxue Xi Xiang. Surpreendente mistura entre o Islã e a arquitetura chinesa tradicional
Mesquita Daxue Xi Xiang
A mesquita guarda todos os elementos da arquitetura chinesa mesmo sendo um mesquita
Mesquita Daxue Xi Xiang
Se ninguém dissesse ninguém diria que se trata de uma mesquita

Próximo ao bairro muçulmano fica o mercado, a famosa feirinha, e ali você poderá achar de tudo: comidas diferentes, artesanato, bugigangas chinesas e tranqueiras que qualquer camelô do mundo vende.

Mercado de Xian
Entrada para o mercado onde delícias chinesas com inspirações muçulmanas lhe aguardam
Deslumbrante portal na entrada do mercado de Xian
Deslumbrante portal na entrada do mercado de Xian
Bairro muçulmano Xian
Muito interessante ver chineses muçulmanos. Aqui um restaurante com os garçons nas típicas roupas muçulmanas usadas na China árabe.
Xian
Xian é uma cidade enorme e moderna mesmo conservando seu passado tão rico na história da China
Bairro muçulmano de Xian
As ruas do bairro muçulmano onde se pode experimentar uma culinária única.
Bairro muçulmano de Xian
Quando vi a primeira vez fiquei intrigado do que seria essa pilha enorme. Depois descobri que se trata de formas para fazer pão no vapor. Comprei e aprovei esses pãezinhos diferentes feitos cheio de estilo.

Vale a pena caminhar pelas avenidas arborizadas sem um rumo certo e ficar admirado com uma cidade muito organizada e rica e ainda visitar a Torre do Sino e a Torre dos Tambores.

Torre dos tambores em Xian
Torre dos tambores em Xian
Torre do sino em Xian
Torre do sino em Xian

Xian se revelou uma excelente cidade para se visitar, muito além dos guerreiros de terracota. Quando for para a China essa cidade é obrigatória.

Compartilhe!

Você também vai gostar