Compartilhe!

Viaje leve, só com bagagem de mão e voe por aí como um passarinho, esse é meu lema.

Viajar leve não é nem uma questão de viajar barato mas sim um modo de viajar de forma muito mais prazerosa. E por tabela se acaba economizando e muito.

Na minha volta ao mundo, no meu primeiro voo para Marrakesh perderam a minha mala. Isso aí, ia viajar uns 8 meses e não tinha NADA!

Daí que eu que estava viajando com uma mochila de 60L, acabei rodando o mundo só com uma mala de mão mesmo. E foi a melhor coisa que me aconteceu. Agora só viajo com bagagem de mão.

Neste post vou te mostrar porque viajar leve é o que há e ainda vou te ensinar a montar a sua mala/mochila e te provar que é possível!

Olha só a lista de motivos, clicando neles vai direto para o assunto:

Principais motivos para viajar leve

viajar_leve4

Mobilidade: com uma mala pequena todo e qualquer transporte é viável, você pode ficar em lugares sem elevador e se precisar caminhar não é um transtorno

Economia: muita bagagem é pagar mais em voos, em taxis, em maleiro, em tudo

Segurança: como você vai ficar com a sua bagagem o tempo todo, inclusive no avião, é óbvio que é mais seguro do que despachar. Além disso por sua mobilidade ser muito maior você não vira um alvo fácil de bandidos mundo afora

Tempo: tudo será mais rápido. Se deslocar pelas cidades. No aeroporto, já que não precisa despachar nem esperar mala em esteira. Caso alguém te pare na imigração (o que também será mais difícil). Pedir carona (sim, é uma boa).

Quer viajar barato? Então assine nossa newsletter e receba gratuitamente dicas para conquistar o mundo.

 

O peso da mala é importante

peso_mala

Já parou pra pensar que a mala que você está usando pode até ser pequena mas ainda assim é pesada demais?

E mala pesada = menos itens.

Além da canseira a mais sem necessidade, uma mala pesada vai te custar dinheiro.

Para voar existe um limite de peso, uma parte disso será o peso da própria mala. Então para você se manter nesse limite, você abre mão de itens só porque está usando uma  bagagem pesada demais. Fora quando você ultrapassa esse limite e tem que pagar por excesso de bagagem. Então se você ainda não tem ou tá pensando em comprar uma mala nova, preste muita atenção no peso dela.

Já inventaram lavanderia (e existe no mundo inteiro)

lavanderia2

Ainda tem gente que leva muita roupa só porque acha que não dá pra lavar ou é caro. Concordo que no Brasil é caro, mas isso é mais porque aqui, principalmente nas grandes cidades, só tem lavanderia do tipo especializada. São mais lavanderias para lavar a seco, como ternos, vestidos de festa, etc. E fica caro porque cobram por peça.

Porém quando a lavanderia lava por quilo, lavando poucas peças e sem pagar para passar, você vai ver que o preço já pode compensar.

Agora mesmo no Brasil e principalmente em outros países, tem muitas alternativas.

Lavar na hospedagem: uma das vantagens de hostels é que muitos tem lavanderia e você pode usar gratuitamente ou cobram uma pequena taxa para uso. Mesmo que você não esteja hospedado em um, alguns fazem esse serviço como uma lavanderia normal e com ótimos preços. Pousadas e hotéis baratos muitas vezes tem ótimos preços para lavar por quilo, pergunte.

Lavanderia caseira: muito comum em pequenas cidades turísticas brasileiras e na Ásia. Uma família que lava a roupa por quilo, pode até entregar passada com algum adicional e entrega em geral em 24 hrs. É muito barato e prático. Pergunte no seu hotel/hostel/pousada ou mesmo com os moradores ou comerciantes do lugar que eles vão te indicar.

Lavar no banheiro: não é complicado e pode ser feito na hora do banho, de preferência antes de dormir, para a roupa ir secando durante a noite. Dá pra lavar na pia mesmo ou usar um saco grosso, tipo ziploc. Nesse link dá todas as dicas. E pra secar? Use o elástico que falei aqui arrume um lugar para pendurar e pronto. Se você não deixar acumular roupa, dá tranquilo.

Quem nunca lavou cueca/calcinha no banho que atire a primeira pedra.

Você mulher: presta atenção!

mulheres_atencao

Fazer homem viajar com pouca coisa é até fácil. Agora convencer vocês mulheres é um pouco mais complicado.

Para um homem existem 3 tipos de roupa: cueca, calça/bermuda e camisa/camiseta. Acabou aí. Pra mulher parece que inventam um tipo novo por ano. E mulher não usa roupa, ela monta look, hehe.

Cresci com duas irmãs, fui casado quatro anos e até hoje não entendo porque mulher fala em comprar um bolero e não ouvir bolero.

Então na verdade o que você precisa é botar a criatividade pra funcionar e montar sua mala com algumas peças coringas que vão dar aquele charme ao “look” de vocês.

Durante minha viagem em Myanmar conheci uma holandesa que viajava com uma mochila menor que a minha e ela tava sempre toda estilosa, usando uns lenços aqui e ali, uns acessórios para enfeitar e ninguém diria que ela tirava tudo aquilo daquela mochilinha.

Mas o que vale mesmo é a opinião de outra mulher, isso eu não nego. Então dá uma olhada nessas dicas para vocês do viajarpelomundo.

Mala de rodinha, mochila, bolsa, híbrida. O que é melhor?

qual_mala

OK, já te convenci a viajar leve, uhu! Mas qual mala eu uso para isso? Aí vai depender muito do seu estilo de viagem, da sua saúde, do seu gosto.

Todo mundo fala que para dar uma volta ao mundo é imprescindível um mochilão. Pois como perderam meu mochilão acabei dando a volta ao mundo com uma bolsa de viagem mesmo, daquelas que se usa nos ombros. E funcionou!

Tudo tem vantagens e desvantagens, por isso elaborei esse comparativo para você escolher a melhor bagagem de mão para suas necessidades:

Comparativo de malas - qual a melhor bagagem de mão

Dicas matadoras

dicas_matadoras

Só leve o que você tem certeza que vai precisar: caso apareça a necessidade de algo, compre! Não carregue peso a toa. (ok, uma aspirina tá liberado)

Considere o clima: confira a estação do destino e faça as malas de acordo

Confira a previsão do tempo: se for uma viagem rápida, veja a previsão do tempo. Pode ser um fim de semana chuvoso e levar uma capinha de chuva não pesa nada

Leve roupas que não amassam: não tem jeito, roupa em mala uma hora ou outra vai amassar então seja prático ou você quer ficar passando roupa? Nããão

Use a tecnologia: um mundo de coisas cabem num smartphone. Mapas com GPS, agenda, despertador, fotos, música, acessar internet, redes sociais, livros, dizem até que dá pra fazer ligações ;D. Se você não vai trabalhar na viagem esqueça o notebook e só use seu smartphone.

Leve roupas que secam rápido: no caso de você precisar lavar sua roupa na mão, roupas de materiais sintéticos são leves, ocupam pouco espaço e secam rápido. Prefira as mistas sintético/natural, são mais confortáveis.

Use recipientes pequenos: líquido e gel só são permitidos em recipientes de até 100ml. Use isso a seu favor para viajar ainda mais leve. Leve com você o estritamente necessário e compre mais quando precisar.

Quer viajar barato? Então assine nossa newsletter e receba gratuitamente dicas para conquistar o mundo.

 

Check list para viajar indefinidamente (e leve)

checklist2

O tempo de duração da viagem só importa até uma semana.

Após uma semana é indiferente se você vai viajar 8 dias ou um ano.

A quantidade de coisas que você deve levar é a mesma. A diferença é que quanto mais tempo de viagem, mais suas roupas vão se desgastando e você precisa comprar novas. Mas isso acontece mesmo se não viajarmos, não é mesmo?

Então vou sugerir aqui uma lista de viagem que pode ser usada para viajar leve, só com bagagem de mão e que você poderá viajar indefinidamente. Sim, é isso aí. Tá afim de virar nômade? Ou vai fazer uma viagem longa?

Atenção a roupa do corpo e veja a lista de viagem:

Lista de viagem

Veja como fazer a mala modo ninja on

ninja_mala

Agora chega de papo e vamos pra ação!

Além de todas as dicas que já falamos tem uma das principais que é saber fazer a mala. Não adianta seguir todas as dicas acima e na hora de colocar as roupas dentro da mala fazer de qualquer jeito.

Existem duas técnicas excelentes para você otimizar o espaço da sua mala, levando muito mais coisa em menos espaço. Só toma cuidado para não se empolgar e acabar fazendo uma mala pesada demais.

Pacote (bundle)

Aqui a técnica é você montar um pacote peça por peça intercaladas aproveitando cada mílimetro. Além de otimizar o espaço, se montado com cuidado não amassa a roupa pois elas ficam esticadas uma em volta da outra. O único cuidado é não colocar nada no meio que você possa precisar tirar no meio do deslocamento.

Rolinhos

Basicamente você enrola todas as peças e encaixa em cada espacinho da mala. Nesse vídeo essa técnica é levada ao extremo, o rolinho tem até um “acabamento” refinado, confira:

 

Achou ruim de entender? Então peça nos comentários que eu faço um vídeo em português demonstrando as técnicas.

Agora posso economizar nas low cost

low_cost

Eu já expliquei tudo sobre as companhias aéreas de baixo custo no meu guia para comprar passagem aérea barata e como elas tem preços excelentes, todo mundo quer voar com elas pra economizar.

Mas essas companhias tem uma grande restrição a bagagem. Só despacham mala mediante pagamento. Se fizer isso já na compra da passagem sai até mais em conta mas se precisar de última hora sai bem caro, muitas vezes mais caro que a própria passagem.

Em geral elas permitem 1 mala de mão + 1 item pessoal que pode ser uma bolsa feminina ou uma mochila/maleta para notebook. Também tem limites de peso, por isso que mesmo que esteja no tamanho preste atenção ao peso. 

Então quando estiver comprando seu bilhete confira com ATENÇÃO os limites que você pode embarcar.

Cada companhia tem seus limites. Como ninguém vai ter uma mala para cada companhia eu recomendo ter um tamanho na média de 55cm x 40cm x 20cm com uma mala flexível e por volta de 10kg.  Caso peçam para testar sua mala, dá pra socar em qualquer box.

Na minha experiência, eles pedem para testar mais para malas rígidas, tipo com rodinha. Mochila e bolsa de viagem eles mandam passar batido.

Excess baggage: Catching passengers out with extra charges at the airport is incentivised
RyanAir tacando o terror!

Mochila de ataque (porque tem esse nome?)

mochila_ataque

É muito importante dizer que você sempre tem que viajar com 2 malas. Sua mala de mão e uma outra mochila pequena para o dia a dia. Essa mochila do dia a dia é onde você levará seus documentos, eletrônicos, água, um lanche, essas coisas.

E por menor que seja sua bagagem de mão, ás vezes você vai ter que se separar dela. Tem ônibus que o bagageiro interno não cabe praticamente nada e você vai ter que colocar sua bagagem, mesmo que de mão, no bagageiro principal. Viajar com sua mala no colo, mesmo que pequena é roubada!

Daí que você não quer deixar seus documentos, ou sua máquina fotográfica, largada lá no meio, correto?

Outro motivo é que não tem sentido você andar pela cidade com todas as suas coisas. Deixe na hospedagem e saia por aí com sua mochilinha do dia a dia.

Pode ser uma mochila normal ou daquelas dobráveis que ficam pequenininhas e você enfia na outra mala. Mas você tem que ter. E é importante que seja a prova d’água, já que no dia a dia a chance de pegar chuva é muito maior.

mochila-ecologica-dobravel-20l-ultrasil-day

O pessoal chama de mochila de ataque. Por quê eu não sei, se souber coloca aí nos comentários.

Fazendo a mala sem mala. O quê???

sem_mala

Já pensou em viajar sem mala nenhuma? Um mês na Tailândia somente com o que estiver no seu corpo? Mochilão na Europa sem mochilão? Volta ao mundo?

Pois é, Rolf Potts deu uma volta ao mundo sem mala nenhuma. Ele usou roupas pensadas exatamente para você carregar todo tipo de coisa e não precisar de nenhuma mala. Dá pra levar coisas até na cueca (não conte para os políticos brasileiros).

Dá pra aplicar o conceito usando roupas parecidas, cheias de bolso e com inteligência e muita disposição para criar as soluções. Olha algumas peças para você entender:

Mas porquê fazer isso? Ele explica:

É um desafio intrigante. Sem contar que muito divertido. Mas também é uma idéia filosófica, que o que vivenciamos é mais importante do que trazemos conosco.

E aí? Quer viajar leve de verdade? Já pensou em viajar sem mala nenhuma? Comenta aí.

Viajar é experiência, não consumo

viajar_experiencia

Tem muita gente que viaja com mala grande já pensando em voltar com muita coisa comprada. Os parentes e amigos encomendam um monte de tralha pra trazer. E aí além do gasto com as compras vai gastar com táxi, vai pagar excesso de bagagem, etc, etc.

E aí me pergunto? Pra quê? Viajar é uma experiência! Ok ,comprar alguma coisa que você se encantou e que você queira para se lembrar da viagem. Mas esse hábito de viajar e comprar lembrancinha para todo mundo, roupa, eletrônico porque é mais barato, não tem sentido. Não desperdice seu tempo de viagem com compras!

Se o que você quer é comprar barato use algum site de importação. Te garanto que sai mais em conta. Se você somar passagem de avião, hospedagem, transporte, cambio, aquela pechincha não ficou tão boa assim.

Viaje para conhecer os lugares, as pessoas, os sabores, os cheiros, os sons.

E aí você vai ver que só precisa de uma malinha de mão para cruzar o mundo.

Boa viagem!

 

 

 

 

 

 

Fontes de consulta:
Anac / Wikipedia / Wikihow / Rtwblog / Viajar pelo mundo

Compartilhe!

Você também vai gostar

  • Muito boa matéria, excelente!

    • Obrigado Patricia! Acompanhe o blog que sempre teremos conteúdo para ajudar!

Close