Banner 728x90

Compartilhe!

Viajar sem passaporte para o exterior é possível sim! Se você não tem passaporte, está vencido ou apareceu uma oportunidade de viajar e não tem tempo de tirar ainda pode fazer uma ótima viagem.

Desde 2008 os países que compõem o Mercosul, tanto os membros permanentes como associados, decidiram que para uma melhor integração e trânsito na região que todos os países do bloco não exigiriam passaporte para entrada.

Saiba agora os países para brasileiros viajar sem passaporte e quais os documentos são aceitos.

Documentos aceitos

• Registro de Identidade Civil.
• Cédula de Identidade expedida por cada Unidade da Federação com validade nacional.
• Cédula de Identidade de Estrangeiro

Todos devem estar em bom estado de conservação e dentro da validade, lembre-se que a RG tem validade de 10 anos.

Certificado Internacional de Vacinação

Atualmente é exigido para entrada na Bolívia, Paraguai, Colômbia, Equador e Venezuela. Mas recomendado, pois existe risco de contágio, na Argentina e Peru.

Então para garantir sua saúde, tome a vacina, nem importa se vai viajar.

No meu post sobre como tirar o certificado internacional de vacinação, explico todo o procedimento e cito outras vacinas recomendadas.

Ainda tem um link para consultar todas as exigências e avisos de saúde no mundo todo.

Lista de países que não precisam de passaporte

Argentina

Glaciar Perito Moreno / Foto: Luca Galuzzi

Destaques: a bela capital Buenos Aires, a região vinícola de Mendoza, o glacial Perito Moreno, o lado argentino das Cataratas do Iguaçu, a belíssima Patagônia e ainda ir até o fim do mundo em Ushuaia.

Bolivia

Salar de Uyuni / Foto: Wikimedia

Destaques: o incrível Salar de Uyuni, trekking no Altiplano, Lago Titicaca, a mais alta capital de um país no mundo – La Paz, Estrada da Morte, vulcões e lagunas de Sud Lípez.

Chile

Torres del Paine / Foto: Mirko Thiessen

Destaques: deserto do Atacama, parque Torres del Paine, passear por Santiago, Valle de La Luna, vinícolas Vale do Maipo, Valle Nevado e a mística Ilha de Páscoa.

Colômbia

Cayo Cangrejo, Providência / Foto: Wikimedia

Destaques: com litoral caribenho tem praias incríveis na Ilha San Andres, Arquipélago Providência e Santa Catalina. Cartagena  e seu charme histórico, Parque Los Nevados, as revitalizadas Bogotá, Medellim e muito trekking no Parque Nacional El Cocuy.

Equador

Cuenca / Foto: Wikimedia

Destaques: a lendária ilha de Galápagos, a capital Quito e sua Mitad del Mundo, Guayaquil, a linda e colonial Cuenca, Parque Nacional Cotopaxi, Lagoa Quilotoa, Baños e Ilha de Santa Cruz.

Paraguai

Santíssima Trinidad / Foto: Rodoluca

Destaques: compras em Ciudad del Este, a capital Assunção, ruínas de Santísima Trinidad del Paraná, balneário no Lago Ypacaraí, Salto Cristal, Salto Sete Quedas, visita a hidrelétrica de Itaipu e cassinos para quem gosta de uma aposta.

Peru

Machu Picchu / Foto: Murray Forbister

Destaques: a gastronomia está em alta, a capital Lima, Machu Pichu e suas ruínas, Cusco, Vale Sagrado, Lago Titicaca, Puno, Oásis de Huacachina e as misteriosas linhas de Nazca e trekkings no Circuito Huayhuash

Venezuela

Los Roques / Foto: Márcio Cabral de Moura

Destaques: atualmente passa por um período conturbado mas é cheia de atrações como o incrível Salto Angel, o arquipélago de Los Roques, Parque Morrocoy, Islas Margaritas e o Monte Roraima.

Uruguai

Casapueblo / Foto: Wikimedia

Destaques: Montevideo e toda sua riqueza cultural, as praias em Punta del Este, Colonia del Sacramento, Casapueblo em Punta Ballena e a charme de Cabo Polonio.

Para mais informações como documentos necessários para viajar de carro, animais domésticos e órgãos responsáveis em cada país consulte a Cartilha de Cidadania do Mercosul.

 

Fontes de Consulta:
roteiromais.com / mochilabrasil.uol.com.br / essemundoenosso.com.br

Compartilhe!

Você também vai gostar

Close