50 Off 728x90

Compartilhe!

Como sacar dinheiro no exterior usando seu cartão de débito

Já pensou que sacar dinheiro no exterior usando seu cartão de débito pode ser uma boa? Existem várias vantagens nesse procedimento. Aqui vamos mostrar essas vantagens e como fazê-lo.

Porque é vantagem sacar dinheiro no exterior com cartão de débito?

Principalmente pela segurança mas também pela praticidade é uma ótima alternativa a levar dinheiro vivo mundo afora.

Em uma viagem longa e por vários países é a melhor alternativa. Não precisa ficar carregando um monte de dólar/euro por aí e nem comprar nas casas de câmbio em cada país que você passar.

Quando a moeda de destino não for dólar/euro você terá que fazer câmbio 2 vezes, comprando dólar e comprando a moeda local.

Você acaba pagando até 15% entre taxas de câmbio, lucro da casa e impostos além do valor do dólar ser alto.

Sacando direto do caixa você pagará o valor do dólar comercial do dia e a conversão para moeda local já foi feita pela melhor cotação.

Qualquer caixa eletrônico do mundo que tiver uma bandeira Plus (Visa) ou Cirrus (Mastercard), está habilitado para que você use seu cartão de débito para sacar dinheiro local.

Conversões de moedas
Em moedas como o Bath tailandês você precisará de 2 conversões

Acaba sendo mais prático pois os caixas eletrônicos (ATM no exterior) tem em muito mais quantidade que qualquer casa de câmbio.

A parte ruim? Você paga IOF de 6,38%, seu banco talvez cobre taxa e dependendo do país ou do caixa eletrônico tem uma taxa para saque (geralmente entre U$2 ou U$3).

Então o ideal é sacar tudo o que você precisa de uma vez.

Passo a passo para usar o cartão de débito no exterior

1 – Confirme se seu cartão de débito é internacional

Sacar dinheiro no exterior com VisaSacar dinheiro no exterior com Mastercard

Hoje em dia a maioria já é mas não custa nada confirmar. Se no verso do cartão tiver a bandeira Cirrus (Mastercard) ou Plus (Visa) é possível sacar em qualquer lugar do mundo.

Mas como no Brasil muitas vezes as coisas não fazem sentido confirme com seu banco se esta opção está disponível para você.

2 – Habilite o uso do cartão de débito no exterior

Isso é padrão em todos os bancos. Você precisa entrar em contato com seu banco (gerente ou central de atendimento) e pedir para liberar o uso no exterior.

Atenção nesse ponto pois em alguns bancos é necessário liberar país por país. Fique atento!

50 Off 300x250 Banner 300x250

3 – Confirme o limite de saque

Cada banco estabelece um limite de saque no exterior. Verifique se esse limite é suficiente para você.

Lembre-se que é comum que seja cobrada uma taxa de saque, tanto do ATM, do país ou do seu próprio banco. Então o ideal é que esse limite seja o suficiente para que não seja necessário vários saques na mesma viagem.

4 – Deixe habilitado somente o débito

sacar no exterior usando cartão de débito

Já li várias pessoas reclamarem que fizeram saque no débito no exterior usando um cartão múltiplo crédito/débito. Ao invés do saque entrar na conta corrente foi para a fatura do cartão de crédito.

Eu usei em minha volta ao mundo um cartão múltiplo, porém nesse meu cartão eu jamais habilitei a função crédito (porque eu não pago anuidade de cartão NUNCA).

Nunca tive esse tipo de problema, todos os saques que fiz foram debitados na conta corrente. Acredito ser mais um problema do banco brasileiro do que algo no exterior.

Porém só para garantir recomendo que use ou um cartão de débito puro ou que não habilite a função crédito do seu cartão múltiplo.

5 – Onde sacar

As bandeiras que permitem saque em qualquer lugar do mundo

Não importa o banco ou o caixa eletrônico (ATM) desde que tenham a bandeira Plus (Visa) ou Cirrus (Mastercard).

Se o caixa eletrônico tiver as bandeiras acima, com certeza pode sacar.

6 – Sacando o dinheiro no ATM

A maneira mais prática de demonstrar isso é com um vídeo. Eu acabei não gravando nenhum mas esse é um bacana muito bem explicado do canal Travel, Kids and Fun.

7 – Leve o telefone do gerente da sua conta

Mesmo seguindo os passos corretamente ainda sim pode ser que você tenha problemas. Atrás do cartão tem todos os telefones do seu banco e do cartão mas o melhor mesmo é ter o telefone do seu gerente ou do responsável pela sua conta.

Na hora do apuro é bom ter uma linha direta com alguém que pode realmente resolver seu problema.

Então não deixe de negociar com seu banco as taxas, confira o melhor ATM que cobra as menores taxas e no final das contas, pela facilidade e segurança, usar o cartão de débito será a melhor sacada!

Compartilhe!

Você também vai gostar

Close