dealform 728x90

Compartilhe!

20151024_105746_Richtone(HDR)

Toscana! Lugar de sonhos! E não é pra menos: vinhedos, cidades medievais, cultura, arte. Você pode ver tudo isso ficando em uma das cidades medievais, em algum hotel no vinhedo, ou como eu fiz, ficando em Florença e fazendo bate-e-volta até as cidades, o que é prático e rápido.

Siena

O melhor jeito de chegar é pegar um ônibus que sai da estação que fica próximo a Santa Maria Novella, em Florença. Ele já pára no centro e de lá é só sair caminhando e apreciando a cidade.

Minha primeira parada foi um tanto exótica. Vi a cabeça e um dedo de uma santa. Não, não é que eu me concentrei em olhar isso. Na Basílica di San Domenico, tem uma pequena capela, onde está exposta somente a cabeça de Santa Caterina de Siena. Sim, só a cabeça.

Basílica de San Domenico
Basílica de San Domenico

A santa padroeira da Itália e da Europa, que lutou para trazer o papado de volta a Roma, estava enterrada na Basílica de Santa Maria Sopra Minerva (que visitei quando fui a Roma) mas os fiéis de Siena queriam ao menos uma parte de sua padroeira na cidade, por isso sua cabeça foi separada do corpo e enviada a Siena para ser carregada pela cidade durante as procissões dominicais. A idade média não era fácil!

É muito estranho, principalmente pelas pessoas rezarem para a cabeça, a Sacra Testa. Não quis tirar fotos em meio a fé das pessoas mas peguei uma foto dessa capela para você entender como é bizarro.

Altar da Capela de Santa Caterina de Siena
Altar da Capela de Santa Caterina de Siena – foto Wiki Commons
A cabeça da Santa Caterina de Siena
A cabeça da Santa Caterina de Siena – foto Wiki Commons

Acabou? Não! Como o pessoal da idade média achou que só a cabeça não era suficiente, resolveram expôr também um dedo.

Dedo de Santa Caterina de Siena
Dedo de Santa Caterina de Siena

E você acha que parou por aí? Não! O pé de Santa Caterina também foi separado de seu corpo e enviado a Veneza e está na Basílica de Santi Giovanni e Paolo. Olha só:

Pé de Santa Caterina na Basílica de Santi Giovanni e Paolo em Veneza
Pé de Santa Caterina na Basílica de Santi Giovanni e Paolo em Veneza – Foto Wiki Commons

Ok, chega de pedaços de corpos de Santa por aí. E vamos apreciar a beleza dessa cidade que ainda está na idade média.

Piazza del Campo, Palazzo Comunale

A Piazza del Campo é a principal praça de Siena e onde acontece o Palio. Uma corrida de cavalos que acontece desde o século XVII nos dias 2 de julho e 16 de agosto. O mais interessante é que é uma festa do povo de Siena, não uma coisa pra turista, quando a cidade se veste novamente como a séculos atrás.

Piazza del Campo - Siena
Piazza del Campo, olhando o espaço marcado como rua que margeia a praça, fazer uma corrida de cavalo ali é loucura, mas eles fazem.

Na Piazza se tem uma bela vista dos prédios medievais, perfeitamente conservados. Bem no centro na parte mais baixa da praça, se vê o Palazzo Comunale, sede do governo de Siena e a Torre del Mangia.

Palazzo Comunale - Siena
Palazzo Comunale
Torre del Mangia e o Palazzo Comunale - Siena
Torre del Mangia e o Palazzo Comunale

O gostoso nessa praça é você se espalhar no chão, descansar um pouco das andanças pela cidade e apreciar calmamente a arquitetura da praça.

Piazza del Campo - Siena
Relaxando na Piazza

Também pode ir a um dos restaurantes que rodeiam a praça, bebericar uma cerveja, um vinho e curtir a vista.

Catedral de Siena

Outra grande atração em Siena é a Catedral de Santa Maria Assunta ou Duomo de Siena. Na época em que Siena vivia em guerra com Florença, as cidades disputavam tudo, inclusive qual teria a maior e mais bela igreja. Daí a belíssima construção dessa catedral, em estilo gótico-barroco, cheia de obras de grandes mestres como Michelangelo, Bernini e Rafael.

Catedral de Siena
Catedral de Siena

Mas para mim o mais gostoso de Siena foi andar pelas suas ruas. Poder caminhar por aquelas ruelas de pedra, com todas aquelas construções tão antigas e todas conservadas é sensacional.

Eu tava esperando a hora de um cavaleiro passar na minha frente e me chamar para um duelo. Bem, talvez só me esculachar e passar por cima de mim seria mais provável mas o clima na cidade é esse.

Siena
As marcas do Palio espalhadas por Siena

As medievais ruas de Siena20151024_110632_Richtone(HDR)20151024_115251_Richtone(HDR)

Quando visitei a cidade tinha uma exposição espalhada por todos os lados de esculturas do artista chinês Xu Hongfei, todas de gordos nas mais variadas posições e atitudes. Muito legal:

Peace and future - Xu Hongfei
Os gordos de Siena feitos por um Chinês

Xu Hongfei

 

San Gimignano

Para fazer o bate-e-volta de San Gimignano é um pouquinho mais complicado. Partindo de Florença você pega um trem até Poggibonsi e de lá um ônibus até San Gimignano. O problema é que era um domingo e não tinha ônibus nos mesmos horários que de semana. Resultado: perdi uma hora e meia na cidade de bobeira até chegar o ônibus. Para não cometer o mesmo erro que eu consulte os horários aqui. Acabei dando um rolezinho pela cidade:

Igreja em Poggibonsi
Para variar mais igreja em Poggibonsi, dessa vez com uma escultura de sucata
Praça em Poggibonsi
Pelo jeito a molecada de Poggibonsi já quebrou muita janela

Depois de rodar pela cidade e tomar um cafezinho na praça, peguei o busão e cheguei a San Gimignano. A cidade é toda murada e na entrada, e de vários pontos da cidade, se tem lindas vistas dos campos toscanos.

Os muros de San Gimignano
Os muros de San Gimignano
Os lindos campos da Toscana
Os lindos campos da Toscana

San Gimignano é uma das mais visitadas cidades da Toscana e da Itália, certamente por ser completamente medieval e por suas torres únicas, conhecida também como a Manhattan medieval. Na época quanto mais alta sua torre mais sinal de poder e status o que fez com que chegassem a 70 na época áurea da cidade. Hoje restaram 14 e com certeza dão a essa cidadezinha um charme todo especial.

Dentro das muralhas - San Gimignano
Dentro das muralhas
As torres de San Gimignano
As torres de San Gimignano
San Gimignano
Faltou uma roupa medieval para completar o clima
San Gimignano
San Gimignano vista de fora

Outra boa pedida em San Gimignano são os vinhos. Lá é feito o gostoso Vernaccia, vinho branco ótimo para degustar com a amada numa parada romântica pela cidade.

Também existe uma disputa forte na cidade sobre quem faz o melhor gelato. As várias sorveterias da cidade exibem em cartazes garrafais dizendo que foram eleitas as melhores do mundo. Quando eu estava no ponto de ônibus conversei com uma americana que me garantiu que o melhor de todos era o da Dondoli. Provei e realmente posso afirmar que foi o melhor sorvete que já comi na minha vida. Fantástico!

Dondoli, a melhor sorveteria do mundo!
Dondoli, a melhor sorveteria do mundo! Tá na placa!
O gelatto dos deuses da Dondoli
O gelatto dos deuses da Dondoli

Se um dia você pretende ver aquela Toscana de filme, San Gimignano é obrigatória, a foto abaixo não me deixa mentir.

Toscana!
Toscana!

Onde ficar

Tanto Siena como San Gimignano são ótimos bate-e-volta a partir de Florença e não faz sentido não visitar a cidade. Por isso aqui vão dicas para ficar em Florença e aproveitar toda a região.

Veja os hostels e hotéis de baixo custo em Florença. Os mais bem localizados e muito bem avaliados no Booking. E o melhor de tudo com ótimos preços, por volta de 25 euros! (Pesquisa para Maio/2017)

Plus Florence

Este hostel ultramoderno proporciona um bar no último piso com vistas de 360 ° sobre Florença e está a 10 minutos a pé da Estação Santa Maria Novella. Todos os quartos estão equipados com ar condicionado. Os hóspedes podem desfrutar de uma piscina interior no Inverno e de uma piscina exterior no Verão. Tem wi-fi grátis, lavanderia, recepção 24 horas, lockers e depósito de bagagem. Nota 8,3 no Booking.

Hostel Archi Rossi

Com nota 8,5 no Booking, o Hostel Archi Rossi está localizado no centro histórico de Florença, a apenas 250 metros da Estação de Trem Santa Maria Novella. A propriedade fica a uma curta caminhada dos principais locais turísticos, incluindo a Galeria Uffizi e a Catedral de Florença. Os quartos dispõem de ar-condicionado, WiFi gratuito e banheiro privativo. Possui Spa e o café da manhã incluso!

 Academy Hostel

Esse hostel é para quem deseja dormir de cara com o Duomo. Localizado a menos de 100 m da Catedral de Florença. O Academy Hostel está situado no edifício histórico Palazzo Ricasoli, a propriedade fica ao longo da rua que leva à estátua David, de Michelangelo, na Galeria Accademia. Melhor localização impossível! Quartos com ar-condicionado, lockers, wi-fi grátis, lavanderia e recepção 24 horas. Incluso café da manhã. Nota 8,8 no Booking.

My Friends

O My Friends está localizado a apenas 450 m da Estação de Trem de Santa Maria Novella, em Florença, e oferece acomodações com WiFi gratuito. A Catedral Duomo de Florença fica a 650 m de distância. Tem locker, depósito de bagagem, café da manhã incluso e um serviço avaliado como fantástico nota 9,3 no Booking.

Veja mais opções em Florença com ótimos preços aqui

Compartilhe!

Você também vai gostar

Close