dealform 728x90

Compartilhe!

20151025_065350_Richtone(HDR)

Pode-se dizer que Florença é uma obra de arte. Parece que cada prédio, cada esquina, cada muro com reboco caído foi feito pelas mãos de um artista.

Não é pra menos, Florença é o berço do Renascimento, movimento italiano entre os séculos XIV e XVI que buscava um retorno de conceitos clássicos greco-romanos, obscurecido pelos sombrios anos da idade média.

Florença foi uma das capitais desse movimento e tudo isso é visto caminhando pelas suas belíssimas ruas. A poderosíssima família Médici, gastou muito dinheiro construindo  palácios e financiando todos esses artistas que encheram a cidade de obras primas.

Ponte Vecchia

Vim de Munique de busão noturno e cheguei muito cedo. Umas 6 e pouco. O ônibus pára atrás da Basílica Santa Maria Novella. Eu adoro esse impacto de estar num lugar completamente diferente e desembarcar no meio de uma outra cidade e se encantar com a beleza do lugar logo de cara! Caminhar por Florença vazia até meu hostel com o dia ainda amanhecendo foi lindo.

Florença
O sol dando as caras pelas ruas de Florença

No caminho tinha que cruzar uma das pontes sobre o rio Arno e dei de cara com a Ponte Vecchia iluminada pelos primeiros raios da manhã. Na hora entendi porque Florença foi berço e casa de tantos artistas.

Ponte Vecchia - Florença
O sol nascendo e iluminando a Ponte Vecchia
Ponte Vecchia - Florença
A ponte já foi um açougue, depois vieram os ourives que estão lá até hoje. Como era bem cedo tava tudo fechado

Galleria Degli Uffizi

Galleria Degli Uffizi  é uma das galerias de arte mais respeitada e famosa do mundo. Com o maior acervo de obras do renascimento feita por mestres como Caravaggio, Michelangelo, Rafael, Ticiano, Rubens, Rembrant e Botticelli.

Galleria Degli Uffizi e a torre do Palazzo Vecchio ao fundo
Galleria Degli Uffizi e a torre do Palazzo Vecchio ao fundo

Por tudo isso é uma galeria muito concorrida e com filas quilométricas, então cheguei cedinho, antes da abertura as 8 horas e a fila tava pequena ainda. Aqui tem uma pequena mostra do motivo de tanta procura:

O nascimento de Vênus - Botticelli
O nascimento de Vênus – Botticelli
A anunciação - Leonardo da Vinci
A anunciação – Leonardo da Vinci
Galleria Degli Uffizi
O prédio já é uma obra de arte
Galleria Degli Uffizi
O lindo teto da Galleria Degli Uffizi
Medusa - Caravaggio
Medusa – Caravaggio
Galleria Degli Uffizi
Hércules e o centauro. Essa estátua está na galeria desde 1597! Com o cajuzinho de fora e tudo

Piazza della Signoria, Palazzo Vecchio, Loggia della Signoria

Saindo da Galleria Degli Uffizi você cai direto na Piazza della Signoria. O centro de Florença. Entrar naquela praça parece uma viagem no tempo. E também um verdadeiro museu a céu aberto.

Em frente ao Palazzo Vecchio ficam a mundialmente famosa estátua de David, feita por Michelangelo, que na verdade é uma cópia pois a original foi removida para a Accademia, Netuno de Bartolomeo Ammannati e Hércules e Caco de Baccio Bandinelli.

Piazza della Signoria - Florença
Piazza della Signoria com a cópia de David a frente e Netuno ao fundo

Ao lado fica a Loggia della Signoria com 15 esculturas belíssimas a maioria do século XVI.

Loggia della Signoria - Florença
Loggia della Signoria
Perseus, Loggia - Florença
Perseus, a mais bela estátua da Loggia, novamente a cabeça da medusa dando sopa por aí
Perseus - Loggia - Florença
Perseus

Dessa praça o melhor a fazer é se perder pelas ruas de Florença, caminhe sem rumo, apreciando cada construção, cada cantinho secular e lindo. Fiz isso e acabei num restaurantezinho bem singelo e comi “una pasta con vino”. De sobremesa caia de boca num gelatto, ninguém faz sorvete como os italianos.

Florença
Me perdendo in Firenze!

Accademia

A Accademia é a mais antiga escola de belas artes do mundo. Além de escola também abriga muitas obras de arte, entre elas o David de Michelangelo que a mais de 500 anos encanta a todos.

David de Michelangelo - Accademia
David de Michelangelo, o gigante perfeito de 5,17 metros
David - Michelângelo - Florença
Já que ninguém mostra, tá aí a bunda do David

O mais legal na Accademia é o Salone dell’Ottocento que explica toda a técnica para fazer as estátuas em mármore. Um vídeo mostra todo o processo, o esboço em papel, esculpindo em argila, depois fazendo o molde para gesso e finalmente repassando esse modelo em gesso para o bloco de mármore. Nesse salão estão esses moldes em gesso com todas as marcações.

Accademia - Florença
Sallone dell’Ottocento
Sallone dell'Ottocento
Os pontinhos pretos no modelo de gesso são as marcações que os artistas utilizavam para medir e depois esculpir no mármore

Santa Maria del Fiore – Duomo

Tem uma construção que é possível avistar de vários pontos de Florença, o Duomo.

O Duomo é a cúpula da Catedral de Florença, essa igreja impressionante toda revestida de mármore branco, verde e rosa. O grande problema é que tem uma fila imensa para você entrar na igreja, no Batistério, no Campanário, em tudo. E ainda é pago, 15 euros para acesso a tudo. Precisa de paciência de Jó. Eu não tive. Apreciei só por fora. Até porque a maior beleza dessa igreja é seu exterior. Com exceção do Batistério que é ricamente decorado por dentro mas é o que tem mais fila.

Duomo de Florença
A magnífica Santa Maria del Fiore e seu Duomo
Santa Maria de Fiore - Florença
Fachada da Santa Maria del Fiore e o Campanário

Basílica Santa Croce

Eu gosto de cemitério. Não, não sou gótico ou emo, ou sei lá que nome o pessoal que se veste de preto e vai pra cemitério tem hoje em dia. Talvez eu goste pois de tudo o que esperamos da vida, a morte é a única certeza, o cemitério é o nosso único porto seguro de verdade.

Santa Croce é uma igreja mas a quantidade de túmulos dentro dela é tão grande que se pode dizer que também é um cemitério. Eles estão espalhados por todo o chão da igreja e paredes. Estão enterrados grandes figuras da humanidade como Michelângelo, Galileu Galilei e curiosamente o túmulo vazio de Dante Alighieri.

Altar em Santa Croce - Florença
Altar em Santa Croce
Santa Croce - Florença
Os túmulos espalhados pelo chão da basílica
20151023_140114
Túmulo vazio de Dante Alighieri. Dante foi exilado de Florença injustamente e por toda sua vida lamentou ficar separado de sua terra natal. Seus restos mortais estão em Ravena. Posteriormente os Florentinos construíram esse túmulo e solicitaram a Ravena os restos mortais mas não foram atendidos, por isso esse belo túmulo está vazio.
Túmulo de MIchelângelo - Santa Croce - Florença
Túmulo de Michelângelo
Túmulo de Galileu - Santa Croce - Florença
Túmulo de Galileu

Santa Maria Novella

Por último, já me despedindo, ainda passo por Santa Maria Novella o primeiro lugar que vi em Florença quando cheguei. Visitar Florença foi um ciclo, de beleza.

Santa Maria Novella - Florença
Santa Maria Novella

 Onde ficar

Veja os hostels e hotéis de baixo custo em Florença. Os mais bem localizados e muito bem avaliados no Booking. E o melhor de tudo com ótimos preços, por volta de 25 euros! (Pesquisa para Maio/2017)

Plus Florence

Este hostel ultramoderno proporciona um bar no último piso com vistas de 360 ° sobre Florença e está a 10 minutos a pé da Estação Santa Maria Novella. Todos os quartos estão equipados com ar condicionado. Os hóspedes podem desfrutar de uma piscina interior no Inverno e de uma piscina exterior no Verão. Tem wi-fi grátis, lavanderia, recepção 24 horas, lockers e depósito de bagagem. Nota 8,3 no Booking.

Hostel Archi Rossi

Com nota 8,5 no Booking, o Hostel Archi Rossi está localizado no centro histórico de Florença, a apenas 250 metros da Estação de Trem Santa Maria Novella. A propriedade fica a uma curta caminhada dos principais locais turísticos, incluindo a Galeria Uffizi e a Catedral de Florença. Os quartos dispõem de ar-condicionado, WiFi gratuito e banheiro privativo. Possui Spa e o café da manhã incluso!

 Academy Hostel

Esse hostel é para quem deseja dormir de cara com o Duomo. Localizado a menos de 100 m da Catedral de Florença. O Academy Hostel está situado no edifício histórico Palazzo Ricasoli, a propriedade fica ao longo da rua que leva à estátua David, de Michelangelo, na Galeria Accademia. Melhor localização impossível! Quartos com ar-condicionado, lockers, wi-fi grátis, lavanderia e recepção 24 horas. Incluso café da manhã. Nota 8,8 no Booking.

My Friends

O My Friends está localizado a apenas 450 m da Estação de Trem de Santa Maria Novella, em Florença, e oferece acomodações com WiFi gratuito. A Catedral Duomo de Florença fica a 650 m de distância. Tem locker, depósito de bagagem, café da manhã incluso e um serviço avaliado como fantástico nota 9,3 no Booking.

Veja mais opções em Florença com ótimos preços aqui

Compartilhe!

Você também vai gostar

Close