dealform 728x90

Compartilhe!

Ossuário de Sedlec - Kutná hora

Você já imaginou uma capela decorada com ossos humanos? Meio macabro não? Mas ela existe e é mais bonita que eu poderia imaginar.

Eu estava no bar do hostel em Praga, tomando uma das deliciosas cervejas tchecas e vi alguns panfletos com informações de tours. E num deles vi essa capela toda decorada com ossos humanos. Na hora lembrei do Acredite se Quiser: “O estranho, o bizarro e o inesperado!”. Aquele programa dos anos 80 com o Jack Palance que mostrava histórias curiosas e lugares bizarros mundo afora. Eu tinha quase certeza que tinha visto essa capela no programa. E não é que eu tinha visto mesmo?

Naquele momento eu decidi que tinha que ir naquela capela de qualquer jeito. Pesquisei como ir lá e vi que era muito fácil. Bastava pegar um trem na estação central de Praga, a Hlavní Nádraží. (sim eu copiei e colei tá)

Kutná Hora

Saí cedinho e fui direto pra estação, consegui comprar o ticket embarquei e tava lá todo animado. Daí que parou em uma estação e desceu uma galera. Achei meio estranho, pois era uma estação no meio do nada e peguei meu celular pra dar uma conferida. Eu tinha que ter descido naquela estação pra fazer baldeação! Mas como eu ia saber? Desci na seguinte e voltei até aquela pra pegar o caminho correto.

Estação Kutná Hora
Errei mas cheguei – Estação Kutná Hora

Quando cheguei em Kutná Hora já tava impaciente. Tava quase saindo correndo pra chegar logo na capela. No caminho um pouco antes tem uma outra igrejinha que é Patrimônio da Unesco, dei uma olhadinha e saí correndo. Do ponto de vista arquitetônico não tinha nada demais. E eu queria era ver as caveiras penduradas!

O cemitério - Ossuário de Sedlec
O cemitério

Cheguei no cemitério, sim a capela fica dentro de um cemitério, e na verdade o correto é Ossuário de Sedlec e tava cheia. Culpa do meu problema com o trem. Comprei meu ingresso e fui entrando. O curioso é que por fora é uma igreja comum. O ossuário na verdade é uma capelinha embaixo, acima tem uma igreja maior e normal.

Ossuário de Sedlec

A entrada já dá uma amostra do lugar.

20151014_121429

Ossuário Sedlec
Detalhe da cruz feita de ossos na entrada

Mas porque fizeram isso? Na entrada do Ossuário entregam uma folha contando a história. Diferente da história que o Jack Palance contou, o que motivou a decoração não foi um roubo dos mármores e ouro, e ninguém desenterrou os ossos para fazer a decoração da capela.

Na verdade o ossuário não tinha mais espaço. Tava tudo lotado, entulhado e ninguém sabia o que fazer com aquela quantidade enorme de ossos. Daí que a família Schwarzenberg contratou o “artista” František Rint pra dar um jeito. E ele teve a idéia genial de usar os ossos na decoração da Capela.

Ossuário Sedlec - Kutná Hora
Um anjo de ossos humanos!
Ossuário Sedlec - Kutná Hora
O candelabro de ossos
Brasão Schwarzenberg - Ossuário Sedlec
Ao lado do brasão de ossos da família Schwarzenberg que patrocinou a reforma macabra
Ossuário Sedlec
Pra quem ainda tá na dúvida se é uma capela mesmo
Ossuário de Sedlec
Reparem na criatividade do artista usando todos os ossos do corpo para criar o brasão: crânio, bacia, fêmur, costelas, você que é médico pode acrescentar os que faltaram
Ossuário de Sedlec
Todo artista tem que colocar sua assinatura, claro que ele fez isso com ossos
Ossuário de Sedlec
Além da decoração, nas laterais tem duas pirâmides com os ossos restantes de mais de 40.000 pessoas
Turistando entre os ossos
Turistando entre os ossos
Ossuário de Sedlec
Vista geral da capela depois que imitei fantasmas e espantei todos os turistas

Igreja de Santa Bárbara

Além do ossuário, Kutna Horá tem também uma outra igreja que é Patrimônio da Unesco, a igreja de Santa Bárbara, em estilo gótico.

Igreja Santa Bárbara - Kutná Hora

Igreja Santa Bárbara

Igreja de Santa Bárbara - Kutná Hora
Igreja de Santa Bárbara
Igreja de Santa Bárbara - Kutná Hora
Da igreja de Santa Bárbara se tem uma bela vista da cidade
Via Barborská com as estáruas de jesuítas
Via Barborská com as estátuas de jesuítas
Via Barborská com as estáruas de jesuítas
Claro que iam enfiar uns crânios no meio das estátuas, é tipo uma tradição na cidade
Esse é bem interessante pois é a caveira de um papa, reparem no chapéu
Esse é bem interessante, até os reis morrem…
Coluna da virgem Imaculada
Coluna da virgem Imaculada
As tranquila ruas de Kutná Hora
As tranquila ruas de Kutná Hora
Fonte gótica em Kutná Hora
Fonte gótica em Kutná Hora

Kutná Hora por si só vale muito a pena visitar. Cidadezinha muito agradável e tranquila. Ainda aproveitei pra provar um goulash e tomar uma breja para relaxar depois de tanta caveira.

Goulash
Goulash, versão porco turbinada

Agora uma coisa que não vi lá foi cachorro. Imagina a reação deles ao verem tanto osso dando sopa? Ia ser um tal de cachorro correndo com osso na boca e cavando buraco pra todo canto. Deve ser por isso que não vi nenhum, iam acabar com a atração da cidade.

 

 

Compartilhe!

Você também vai gostar

Close