Banner 728x90

Compartilhe!

Parlamento Húngaro

Budapeste! A capital da Hungria é uma das mais belas cidades européias. O que antes eram duas cidades divididas pelo rio Danúbio, Buda na margem esquerda e Peste na margem direita, foi unificada em 17 de novembro de 1873.

Nesse tempo a cidade era a segunda mais importante do Império Austro-Húngaro e vivia uma época dourada de prosperidade e foi nesse período que Budapeste se transformou no que vemos hoje.

Brasileiros tem apenas 90 dias para ficar no Acordo Schengen e no planejamento da minha viagem, já pensando na imigração, eu comprei minha passagem de saída da Europa por Budapeste, de lá eu iria para a Istambul.

Como fiquei muito tempo em Creta na Grécia,  acabei com apenas um dia completo em Budapeste, mas consegui ver os principais pontos turísticos da cidade. Só faltou um rolezinho pelos famosos bares ruínas, e molhar o couro véio nas thermas mas é sempre bom deixar algo para fazer em cidades que a gente gostou para voltar.

Budapeste
As belas avenidas de Budapeste

Eu fiquei num hostel com cara de apartamento comunista no centro da cidade, cheguei a noite e dei um rolezinho por ali. Impressiona muito a beleza dos prédios, a imponência da arquitetura, da estação de trem. Nada como um império para revitalizar uma cidade e a deixar exuberante.

Acordei cedo e fui até Buda, na outra parte da cidade. Era relativamente perto e decidi ir caminhando, para apreciar a cidade.

Colina de Buda

Não, não tem nenhuma estátua de Sidarta Gautama aqui. A colina se refere a antiga cidade de Buda, que mais antigamente ainda se chamava Ôbuda, é que nessa colina se situa algumas das principais atrações da cidade.

Você tem duas opções para chegar lá, pegar o funicular que te leva direto ao topo ou fazer como eu e subir a pé. As escadas são de graça e vai te mostrando uma visão de Peste pouco a pouco, e convenhamos, tudo que é mais difícil tem mais valor. Subir as escadas vai fazer você apreciar mais a vista.

Mapa Colina de Buda
Ao cruzar a ponte tem esse painel em uma parede em frente a escadaria que dá acesso ao topo da colina. Mostra todos os prédios históricos e até restaurantes e lojas.

Ponte das Correntes

A Ponte das Correntes foi inaugurada em 1849 para facilitar a travessia entre Buda e Peste. Por sua grandiosidade e beleza acabou virando um dos símbolos da cidade.

Destruída pelos alemães na segunda guerra foi reconstruída e reentregue a cidade 100 anos depois da sua inauguração, em 1949.

 

Ponte das Correntes - Budapeste
Sabe o ditado o gato roubou sua língua? Pois é, acho que aconteceu isso com os leões. Não tem línguas coitados.
Ponte das Correntes - Budapeste
Atravesse a ponte a pé para ver cada detalhe e ainda apreciar as vistas da colina e do Danúbio.
Ponte das Correntes - Budapeste
Subindo a colina de Buda
Ponte das Correntes - Budapeste
Lá em cima se tem uma bela vista da ponte
Ponte das Correntes - Budapeste
A noite com toda a iluminação fica sensacional, ainda mais com o Castelo de Buda ao fundo

Igreja de Mathias

No lado direito da Colina fica a Igreja de Matias, construída ainda no século XIII, destruída, reconstruída (como tudo na Europa) tem esse nome pois no século V o rei Mathias, construiu a torre e ampliou a igreja. Seu belo telhado com telhas coloridas foi incluído após a última reconstrução, pós segunda guerra, quando o telhado havia sido destruído.

Igreja de Matias
A Igreja de Mathias e seu lindo telhado multicolorido
Igreja de Matias - Budapeste
A igreja é grande e fica meio espremida entre os prédios, é díficil tirar uma foto de toda a igreja
Igreja de Matias - Budapeste
Igreja de Mathias
Igreja de Matias - Budapeste
O mais marcante é esse telhado único, não sei porque não copiaram a idéia mundo afora
Old Town Hall - Budapeste
Old Town Hall

Bastião dos Pescadores

Nos fundos da Igreja de Mathias, e de frente para o rio Danúbio, fica o Bastião dos Pescadores, um mirante com sete torres que simboliza as sete tribos fundadoras da Hungria.

É um dos pontos preferidos dos turistas pelas belas vistas que se tem do Danúbio, do parlamento e de Peste.

Bastião dos Pescadores - Budapeste
Bastião dos Pescadores com a estátua do primeiro rei da Hungria no centro, Estevão I ou Santo Estevão (isso mesmo, rei e santo, coisas da igreja católica…)
Bastião dos Pescadores - Budapeste
Para subir nessas torres é preciso pagar mas sinceramente não tem porquê, a visão é praticamente a mesma
Bastião dos Pescadores - Budapeste
Bastião dos Pescadores

Castelo de Buda

No lado esquerdo da colina fica o Castelo de Buda, antigo Palácio Real mas hoje dividido em 2 Museus: Galeria Nacional Húngara e o Museu de História de Budapeste. Os museus são pagos mas se preferir você pode só dar um passeio pelos seus jardins, pátios e fontes.

Castelo de Buda
Boulevard entre a área do Bastião dos Pescadores e o Castelo
Fonte de Matias - Budapeste
Fonte de Mathias
Castelo de Buda - Budapeste
Passagem para os jardins do Palácio

Após esse passeio em Buda, parti para conhecer o parlamento.

Parlamento Húngaro

Cruzei o Danúbio pela outra ponte da cidade e do nada vi a solução para ninguém ficar preso na próxima enchente em São Paulo.

Budapeste
Olha aí SPTrans a solução para o próximo verão!

Uma das construções mais famosas da cidade, esse imponente prédio a beira do Danúbio chama a atenção. Ele é o mais alto da cidade e foi concluído em 1902 e é uma verdadeira jóia arquitetônica.

É o maior edifício da Hungria e o segundo maior parlamento da Europa. Tem 700 salas, 27 entradas, Câmara Alta, Câmara Baixa e uma enorme cúpula onde fica a coroa do primeiro rei húngaro, Santo Estevão.

Fiz o tour pelo parlamento e é realmente impressionante. Só não pode ficar para trás. Por ser um prédio legislativo em uso, seguranças acompanham o tour e se você ficar para trás, mesmo que por poucos segundos os seguranças já vão te empurrando para seguir o grupo.

Parlamento Húngaro - Budapeste
Parlamento Húngaro
Parlamento Húngaro - Budapeste
Dourado teto dentro do parlamento
Parlamento Húngaro - Budapeste
Os longos corredores do parlamento e suas salas infindáveis

 

Upper House Lobby - Parlamento Húngaro - Budapeste
Salas ricamente decoradas, repletas de estátuas, candelabros, ornamentos. O prédio é todo rebuscado por fora e por dentro. Aqui a Upper House Lobby.
Olg Upper House Hall - Parlamento Budapeste
Old Upper House Hall, com 453 assentos era o espaço das plenárias do parlamento. Hoje funciona como espaço de reuniões.
Old Upper House Hall - Parlamento Budapeste
Old Upper House Hall

A sala principal é o Hall do Domo, onde fica a coroa sagrada de Santo Estevão e outros tesouros húngaros, além da visão excepcional do Domo.

Porém não é permitido fotografar. E eu nem me arrisquei com aqueles seguranças no nosso cangote. Mas vou colocar aqui umas fotos que achei na internet  para vocês verem que maravilha.

Sagrada coroa de Santo Estevão. Foto: Wikimedia
O Domo do parlamento húngaro. Foto: Mátyás Varga
Parlamento Hungaro
As grandes escadarias
Parlamento Húngaro - Budapeste
A noite todo iluminado fica ainda mais bonito

Saindo do parlamento, beirando o rio sentido Ponte das Correntes você verá uma singela homenagem. O memorial “Sapatos a beira do Danúbio”. Em 1944 uma milícia fascista húngara fuzilou judeus ali, eles foram obrigados a se despir e seus corpos foram levados pelo rio.

Os sapatos de vários tamanhos e de homens, mulheres e crianças, representam esse momento horrível da história e homenageia suas vítimas.

Sapatos a beira do Danúbio - Budapeste
Sapatos a beira do Danúbio

Mercado de Natal

Quando passei por Budapeste era fim de novembro e já estavam começando os mercados de natal.

Populares em toda a Europa esses mercados são feiras ao ar livre com decorações natalinas e comidas e bebidas típicas.

Mercado de Natal - Budapeste
Tá chegando o natal!

Aproveitei que tava uma friaca e mandei uma sopa no pão. Se estiver por lá nessa época não deixe de visitar.

Budapeste, assim como as mulheres lindas desse mundo você ficou na minha memória. Só espero que não aconteça como as mulheres e eu possa te curtir de novo. Me passa seu Whats?

Mercado de Natal de Budapeste
Mercado de Natal de Budapeste na praça Vorosmarty

Compartilhe!

Você também vai gostar

Close