Banner 728x90

Compartilhe!

Khajuraho é conhecida por ter os templos do Kama Sutra, o que é errado pois não tem nada a ver uma coisa com a outra. O Kama Sutra foi escrito muito antes e por outro povo da Índia. Eu como bom brasileiro chamo de templos da sacanagem!

Nessa pequenina cidade ficam seculares templos eróticos. Isso mesmo! Templos religiosos hindus e jainistas cobertos de milhares de figuras masculinas e femininas extremamente sensuais e muitas em pleno ato sexual!

Acaba sendo ainda mais curioso pois na Índia o sexo é tabu e costumes conservadores como casamentos arranjados ainda são comuns.

Quando estava saindo de Varanasi conheci uns australianos, um casal e um outro cara e fomos juntos no trem. Todos íamos até Agra então decidimos ir juntos na viagem.
Era minha primeira viagem nos famosos trens indianos. A imagem de trens superlotados, com as pessoas carregando todo tipo de coisa estava na minha cabeça.

Por ser uma viagem noturna longa, já comprei um bilhete na segunda classe com ar condicionado, o que era mais confortável e seguro que a classe sleeper que o casal de australianos foi.

Eu gosto de viajar de trem e para minha surpresa foi uma ótima viagem, nessa classe te fornecem lençóis limpos, cobertores, travesseiro e pude dormir tranquilão.

O casal que foi no sleeper disse que foi horrível pois as janelas iam meio abertas, não te fornecem nada e passaram um frio desgraçado. Então anote a dica: vai pegar trem na Índia a noite? Segunda ou terceira classe com ar condicionado!

trem índia
Suave na nave ou no caso no trem indiano!

Claro que sendo Índia não poderia deixar de ter uma bizarrice. Quando estávamos na plataforma em Varanasi esperando o trem, vi um monte de gente correndo, não tava entendendo nada e de repente vejo um boi correndo atrás das pessoas em plena plataforma! Ainda bem que o bicho acalmou e não veio pro nosso lado. Não sei o que é pior, batedor de carteira ou um boi enfurecido.

Chegando em Khajuraho ficamos num ótimo hostel, tinha acabado de ser inaugurado e estava brilhando. Deixamos as coisas no hostel e fomos direto para os templos.

O conjunto de templos foram construídos pela dinastia hindu dos Chandelas Rajputs, isso lá pelo século X  e especula-se que seguiam o culto tântrico. Com a queda da dinastia eles foram abandonados e dominados pela selva sendo redescobertos somente no século XX.

Templos Khajuraho
Os templos ocidentais de Khajuraho

Os templos estão espalhados pela cidade e todos são patrimônios mundiais pela Unesco.

Templos Ocidentais de Khajuraho

Mapa Templos Khajuraho
Um mapinha dos templos ocidentais de Khajuraho

Bem no centro fica o principal complexo de templos da cidade, ficam num parque controlado e onde é cobrado ingresso. Também tem o templo oriental um pouco afastado mas com menos templos e pior estado de conservação e o sudoeste que tem apenas três templos.

Recomendo a visita somente ao ocidental mesmo.

Templo Khandaria
Templo Kandaryia e sua arquitetura realmente única!

Cobertos de figuras, foi criado em torno deles uma áurea de lugar místico sexual. Uma peregrinação de gurus e seguidores, maioria ocidentais vão até lá em busca da energia sexual que dizem emana do lugar.

Templo Karandiya
Os templos cobertos de figuras no mínimo sensuais ricas em detalhes

Para ser sincero é tudo papo furado. O que não impede atitudes bizarras como a que eu vi de um casal dentro do templo encaixados com a mulher sentada no colo do cara quase trepando ali mesmo.

Mesmo os templos sendo hoje apenas um patrimônio arqueológico achei uma baita falta de respeito com a religião alheia o que era confirmado com os olhares de espanto e desaprovação de todo indiano que também viu a cena.

Mas porquê dessas imagens em templos? Uma das teorias é que os Chandelas eram praticantes do tântra e o sexo é parte da sua energia vital. Outros que são uma mensagem para que os fiéis deixassem todo o desejo carnal fora dos templos e no seu interior se cultivasse a tranquilidade e sabedoria.

Templo Karandiya
E olhando com mais cuidado se começa a perceber a sacanagem mesmo!
Khajuraho
Epa! Tirem as crianças da sala!
Khajuraho
Sobrou até para o jumento!
Khajuraho
O xvideos de mil anos atrás!
Khajuraho
Mas também estão retratadas as pessoas com seus afazeres do dia a dia, guerreiros, animais, agricultores, comerciantes. É um painel completo da vida humana incluindo o sexo.
Khajuraho
Centenas de figuras impecáveis!

De qualquer forma é impressionante a quantidade e qualidade das imagens.

Khajuraho
O interior mais contido e escuro mas ainda tem muitas figuras bem sensuais
Khajuraho
Dentro de um dos templos
Khajuraho
Outra figura dentro de um dos templos

Acabei passando o dia sozinho pois os australianos me deram um perdido entre os templos e sumiram. Visitei os templos principais, almocei e fui a pé até os templos orientais (que não vale a pena visitar pois são a mesma versão desses mas em estado de conservação pior).

No hostel não vendia bebida, tive que ir até uma adega para comprar uma cervejinha e quando volto para tomar no hostel eles me falam que não pode beber no lobby e me levam para um terraço na parte de cima do hostel.

Chegando lá tão os australianos tomando cerveja como se nada tivesse acontecido e ainda me perguntam o que eu fiz o dia inteiro. Ô povo estranho!

Então se você estiver pela Índia indo de Varanasi para Agra ou vice-versa não deixe de visitar Khajuraho e seus maravilhosos templos com arquitetura única, esculturas incríveis e um pouquinho de sacanagem que ninguém é de ferro.

E não deixe de acompanhar minha viagem de volta ao mundo e dicas de como viajar barato pelo mundo!

Momento que pensei em oferecer uma música sobre os templos da sacanagem ao Cumpadi Washington! Ainda bem que esqueci…ufa!

Compartilhe!

Você também vai gostar

Close