Banner 728x90

Compartilhe!

Hongcun China

A China é um país com uma história milenar e apesar de ser fascinante ver as megalópoles que crescem a um ritmo vertigino as pequenas vilas históricas são tão ou mais interessantes.

Como eu já havia visitado pequenas vilas medievais na europa e ruínas de impérios na Índia e no Camboja, fiquei muito curioso de como seria uma vila histórica chinesa. Hongcun é uma delas.

Hongcun

Para chegar lá era fácil, ônibus saem de Tunxi de hora em hora. No pé das montanhas de Huangshan, essa vila foi fundada por volta do ano 1100 e tem prédios das dinastias Ming e Qing e parece que foi guardada numa caixinha como um presente que nunca será aberto, guardado por um colecionador.

Hongcun China
Escola do lago sul
Hongcun China
Escola do lago sul
Hongcun China
Escola do lago sul

E realmente a riqueza da vila era feita através do comércio. As lindas casas que hoje são como um museu foram de ricos mercadores que criaram verdadeiros palácios com exuberantes trabalhos em madeiras no hall de entrada, salas de chá, quartos e pátios internos.

Hongcun China
Prédio Ning Xue
Hongcun China
Sala Bang Yun
Hongcun China
Lindos detalhes esculpidos na madeira na sala Bang Yun
Hongcun China
Repare que até a viga de madeira foi esculpida, na sala Bang Yun
Hongcun China
Casa Jindge do período do início da dinastia Qing de 1646

O fato da vila estar absolutamente perfeita e o fato dos chineses não falarem inglês e eu ser um dos poucos ocidentais ali me deu um ar de volta no tempo muito grande. Um aventureiro não como um Indiana Jones, como a gente se sente em Angkor, mais como um mercador português que chega a China em busca de negócios.

Realmente é um privilégio poder estar num lugar como esse, conhecer a história e pensar em quantas vidas já passaram por ali e que jamais sonharam no que o mundo se tornou hoje.

Lago em frente a casa Lexu de 1403, durante a dinastia Ming. Era uma casa coletiva usada para vários propósitos como reuniões, discussões públicas, julgamentos e até casamentos. Fotinha para posteridade
Dentro da casa Lexu
Linda sala que dá para o pátio na casa Lexu
E por falar em comércio o histórico mercador da cidade continua a todo vapor
Casa Chengzhi
Sala principal na casa Chengzhi. Construída no final da dinastia Qing em 1855 é a mais luxuosa, sendo considerada um palácio civil
Espécie de portal que divide as salas. Ao todo são 28 no que é considerado o palácio Chengzhi
Como é comum na arquitetura chinesa existe um pequeno pátio interno que deixa o ambiente iluminado e arejado

De forma alguma pensaram que um cara brasileiro ia tirar fotos da sua sala, da porta de entrada, da ruazinha que leva a praça central e colocar num lugar onde outros brasileiros iam ver e se encantar.

Todo o conjunto de casas de Hongcun fazem dessa vila um lugar muito encantador
Sala na casa Shuren de 1866
Hongcun China
Destaque de trabalho em madeira na casa Utopia

São pensamentos que só quando você está cercado por muitos anos de história é que você reflete em como a vida é surpreendente. E como somos felizes por viver em um mundo cheio de facilidades e que temos que aproveitar tudo isso.

 

Compartilhe!

Você também vai gostar