Banner 728x90

Compartilhe!

Ano Sabático

Sabe o que é um ano sabático? Talvez você não conheça o termo mas é quase certeza que já pensou em fazer isso.

Ano Sabático é um tempo para você parar o que faz normalmente na sua vida e realizar aquilo que sempre teve vontade.

Tempo para repensar, tempo para reajustar, para refletir, para se divertir, para aprender coisas novas, viajar, ter novas experiências e até mesmo mudar completamente de vida.

Não é férias de um ano. As férias são apenas uma pausa antes de voltar para sua vida normal. O ano sabático é para mudanças e é muito comum que após algumas semanas dê um tilt e você se sinta em pânico.

Porque nessa situação não tem mais desculpas de que não tem tempo, não tem chefe para botar a culpa pelo seu stress, não tem trânsito para deixar de ir a algum lugar.

Você terá total liberdade para tomar decisões, principalmente se estiver sozinho e tenha certeza que isso será um aprendizado.

Porque tirar um ano sabático

Chega um momento em nossas vidas que questionamos se o rumo que ela está tomando é o correto. Ou se estamos deixando de fazer algo que seria essencial para nossa realização.

Ao tirar o ano sabático nos colocamos como prioridade na nossa vida. Não os nossos empregos, não as contas para pagar, não cobranças externas.

É um período de fazer o que sempre sonhamos mas deixamos de lado para fazer o que disseram que seria melhor para nós.

Como se organizar para um ano sabático

Ano Sabático
Nunca tinha imaginado que iria colher azeitona em troca de hospedagem mas fiz isso no meu sabático

Dinheiro

Dependendo do que você pretende fazer pode ser muito necessário ou não. Para aprender uma nova língua no exterior vai precisar, agora para trabalhar de voluntário num retiro não precisa de nada. Primeiro defina o que pretende fazer e se precisar realmente de dinheiro economize, alugue sua casa durante o período, venda um bem (carro), gaste a poupança. Só não use o dinheiro como desculpa para não fazer.

Trabalho

Se você gosta do que faz e onde trabalha vale a pena verificar se é possível uma licença para o sabático. Algumas empresas não só permitem como vêem com bons olhos esse período. Se a sua idéia é mudar tudo então se liberte de uma vez, peça as contas e recomece do zero.

Família

Quem está aí solto no mundo é só criar coragem e ir. Para quem é casado com filhos é preciso uma decisão conjunta. Nada melhor do que toda a família participar desse período de reflexão.

Foco em viver e não em ter

Uma coisa importante durante esse período é usá-lo em seu benefício. Ter coisas não faz isso, viver experiências sim. Não perca seu tempo preocupado em gastar e ostentar e sim em experimentar.

O que fazer num ano sabático

Normalmente as pessoas já tem uma ideia do que querem fazer. Eu sempre tive vontade de conhecer o mundo e no meu ano sabático foi exatamente isso que eu fiz.

Mas pode ser que você tenha esse impulso mas não sabe exatamente por onde começar, então aqui vão alguma sugestões:

  • Viajar (a melhor opção na minha opinião);
  • Fazer um intercâmbio;
  • Morar fora do país;
  • Fazer voluntariado;
  • Aprender uma nova profissão;
  • Escrever um livro;
  • Se mudar para o campo ou para a cidade;
  • Trabalhar numa fazenda orgânica;
  • Morar numa comunidade alternativa;
  • Fazer um curso técnico;

São boas opções não? Então vou colocar aqui links para expandir as suas idéias:

Se o seu lance é viajar aqui no blog te explico como viajar barato pelo mundo. Quer ter contato com as pessoas, poder fazer a diferença na vida de alguém, então um voluntariado na América do Sul é para você. Sonha em morar e estudar fora do país, aqui tem informações sobre intercâmbio. Se precisa se reconectar com a terra e ver alternativas no seu modo de vida, tente trabalho em fazendas orgânicas.

E se você ainda não pretende tirar o seu ano sabático mas conhece alguém que quer fazer isso não deixe de compartilhar!

Compartilhe!

Você também vai gostar

Close